No Outubro Rosa, INCA reforça importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama

por adm publicado 02/10/2019 21h54, última modificação 02/10/2019 21h54

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O INCA — que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

Um panorama sobre a situação do câncer de mama no Brasil seguido de debate acerca da importância de não permitir que o medo da doença paralise pacientes, familiares e amigos. Esses são os principais pontos que o INCA aborda na cerimônia de celebração do Outubro Rosa, este mês, no mundo todo, são promovidas ações de reforço ao controle do câncer de mama. O evento comemorativo no Instituto acontece na segunda-feira, 7.

Embora outubro concentre a maior parte das ações, o Instituto e o Ministério da Saúde (MS) recomendam que as atividades sejam continuadas ao longo do ano e que as mulheres estejam atentas aos sinais e sintomas do câncer de mama todos os meses.

A campanha do INCA e do MS reforça três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção primária (como reduzir o risco de câncer de mama), diagnóstico precoce (divulgar sinais e sintomas da doença e incentivar a mulher a observar o próprio corpo) e mamografia (informar que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento [exame de rotina], a cada dois anos).

Janaúba

Em Janaúba, a Câmara Municipal apoia a Campanha Outubro Rosa. O presidente da Casa, Walter Percídio de Jesus, defende a referida campanha como forma de incentivar a mulher a se cuidar ainda mais, quando o assunto é o câncer de mama. Para tanto, em alusão ao mês da campanha, a Câmara ornamenta um dos pontos da fachada de seu prédio com uma lâmpada de cor rosa.

Fonte: site: inca.gov.br

Adicionar Comentário